o odontosfera conta com as seguintes funcionalidades:


parâmetros


parametrizações da aplicação divididas em geral, fechamento do prestador, contas a receber, faturamento e orçamento.


cadastros básicos


geral

cadastros dos bairros, estados, cidades, feriados, tipo de endereço, ramos de atividade, grau de escolaridade, estado civil, bancos, agências e contas correntes dos prestadores.

tabelas de parcelamentos de pré-pagamento e de atos complementares, que tratam da configuração das condições de pagamento possíveis para cada faixa de quantidade de u.s.


tabela, plano e ato

cadastros das unidades de serviço (u.s.) com seus respectivos valores para cada tipo de prestador (tanto para pré-pagamento quanto para ato complementar), para o usuário e também com sua vigência.

cadastro dos tipos de atos (pré-pagamento, ato complementar, custo operacional, etc.), planos, especialidades (cirurgia, dentística, endodontia, odontopediatria, ortodontia, etc.) e das nomenclaturas para cada uma essas especialidades. cadastro das especificações possíveis para cada nomenclatura (dente, dente e uma face, dente e duas faces, dente e três faces, hemi-arcada, quadrante, etc.).

cadastro das tabelas de atos odontológicos com a sua respectiva vigência, onde é possível incluir várias nomenclaturas com diferentes quantidades de u.s. (usuário e para cada tipo de prestador) para cada plano. também é possível especificar o tipo de ato (pré-pagamento, ato complementar, etc.) e a carência para cada plano.


prestadores

cadastro básico das especializações dos prestadores, como cirurgia, dentística, endodontia, prótese, periodontia, radiologia, etc.


usuários

cadastros básicos dos usuários como o grau de parentesco juntamente com o seu correspondente da federação, motivo de emissão de carteirinha e motivo de baixa.


clientes

cadastros básicos dos clientes como o tipo contrato e o tipo de cobrança.


financeiro

cadastros básicos do financeiro como o tipo classificação contábil, tipo de recebimento (acordo, repasso, mensalidade, jóia, taxa de inscrição, carteirinha, etc.), tipo de documento de recebimento (dinheiro, cheque, boleto, carnê, cartão de crédito, etc.), tipo de pagamento (prestador, fornecedor, férias, reembolso, permuta, etc.), tipo de documento de pagamento (dinheiro, cheque, transferência, etc.), condição de pagamento (a vista, 2x sem juros, 3x com juros, etc.) e de suas parcelas.


cadastros gerais


operadora

cadastros dos dados gerais e dos endereços das operadoras, tanto a proprietária do sistema, quanto as operadoras que serão utilizadas para repasses.


prestadores

cadastro dos dados gerais e dos endereços dos prestadores vinculados a operadora proprietária do sistema. para cada prestador será possível selecionar qual o tipo de prestador (cooperado, clínica de radiologia, etc.)


cliente

cadastro dos dados gerais, endereços e dos subclientes vinculados a cada cliente. no sistema é possível separar contratos para cada subcliente, o que pode ser útil no caso de associações com empresas vinculadas, proporcionando uma melhor visibilidade e controle.


contrato

cadastro dos contratos da aplicação, onde é selecionado o tipo de contrato e a tabela correspondente. para cada plano desse contrato é possível configurar o valor da mensalidade e taxa de inscrição para usuários titulares e dependentes. para cada tipo de ato (pré-pagamento, ato complementar, etc.) é possível configurar o destino da cobrança (operadora, usuário ou cliente), a co-participação e se utilizará uma u.s. variável. dentro do contrato é possível selecionar quais dos subclientes fazem parte e também quais são as taxas de repasse do mesmo.


usuários

cadastro dos usuários globais, com seus respectivos códigos no ministério da saúde, dos usuários titulares com seus dados gerais, dados adicionais, endereços, usuários dependentes.

controle das emissões das carteirinhas, exportação dos usuários para ans (sib) e informações do sip.

fornecedor

cadastro dos fornecedores com seus dados gerais e endereços.


módulo de orçamentos


visualização de diversos filtros dos orçamentos, cadastro de orçamentos onde a busca do prestador e usuário é rápida e indutiva. são realizadas automaticamente várias validações para o usuário, dentre elas a verificação se existem orçamentos em aberto para o usuário, se o usuário titular possui parcelas em atraso que ultrapassam um limite de tolerância previamente configurado e se o cliente do contrato possui faturamentos vencidos que ultrapassam um limite de tolerância previamente configurado.

na inclusão dos atos do orçamento são solicitadas as especificações para cada uma delas (dente, dente e 1 face, dente e 2 faces, arcada, etc.) e várias regras são verificadas como a necessidade de comprovação do ato colocando o mesmo como irregular e exigindo uma aprovação da operadora.

aprovação dos atos irregulares dos orçamentos, onde são listados somente os orçamentos pendentes a serem aprovados com seus motivos de irregularidade.

emissão de um relatório com a proposta para pagamento do ato complementar, onde são listados os atos e seus valores e também já exibidas as possibilidades de pagamento e de parcelamento desse valor. emissão do relatório do documento de cobrança, sendo ele um boleto ou carnê.

execução da aprovação do orçamento com a possibilidade da impressão da tiss.

apontamento da conclusão do orçamento.


módulo financeiro


fechamento do prestador

execução do fechamento dos prestadores, onde automaticamente são gerados os valores a serem pagos para os mesmos considerando todos os seus vencimentos e descontos, irrf, inss, retenção, etc. possibilidade de execução de uma simulação do fechamento, chamada de pré-fechamento, para a visualização dos relatórios antes da realização do fechamento, que trava toda a movimentação.

emissão dos relatórios de demonstrativo e de resumo geral do pagamento dos prestadores.

existe a funcionalidade de aplicação de um fator moderador que retém parte do pagamento e faz um controle dos saldos a serem pagos futuramente aos prestadores.


faturamento

controle do faturamento dos clientes com a geração mensal, onde é definido o mês/ano e os contratos a serem faturados (todos ou um específico). visualização das informações do faturamento com a possibilidade de impressão do relatório da fatura, demonstrativo, emissão do carnê, boleto, etiqueta e promissória. emissão do relatório de pré-espelho da fatura.


contas a receber

controle do contas a receber da aplicação proveniente das parcelas geradas aos usuários nos orçamentos, das parcelas do faturamento dos contratos, das parcelas manuais dos clientes, prestadores, usuários e também qualquer outra pessoa.

baixa facilitada dos contas a receber dos usuários, através da seleção do titular e a visualização de todas as pendências do mesmo.

emissão do livro de caixa.


contas a pagar

controle do contas a pagar onde poderá ser configurada a tabela de descontos do irrf e a tabela de descontos inss. também serão controlados todos os vencimentos e descontos dos prestadores tanto provenientes da produção de orçamentos, quanto de outros lançamentos.

emissão de vários relatórios contábeis utilizados para o envio de informações para a contabilidade.


bi (business intelligence)


aplicação de business intelligence para a criação de consultas, relatórios e gráficos dinâmicos das informações gerenciais do sistema, onde poderão ser manipulados dados dos atos realizados de orçamentos com todas as informações pertinentes aos mesmos, possibilidade de acesso aos dados completos do financeiro (pagar e receber), assim como a comparação de rentabilidade geral e também da rentabilidade do pré-pagamento.

também estará disponível uma base de dados dos usuários da aplicação, onde poderão ser consultadas todas as informações dos mesmos, assim como dos prestadores, faturas, etc.